[Resenha] O Menino do Pijama listrado - John Boyne

By EntreLinhas - maio 06, 2015


Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Certo dia quando Bruno chega da escola e descobre que terá que se mudar para um lugar que ele nunca ouviu falar chamado Haja Vista ,porque seu pai que é um comandante recebeu uma promoção de seu chefe ''O Furia'', ele fica desolado, não quer deixar seus amigos, avô e avó , porém tem que acatar a ordem do pai, Bruno tem uma irmã Gretel que pra ele é ''um caso perdido'' pois só sabe arrumar as bonecas e implicar com ele.
Chegando lá, Bruno percebe pela Janela de seu quarto um lugar bem interessante perto de sua  casa que: (1) tem uma cerca enorme. (2) Tem pessoas aparentemente tristes e que usam Pijamas listrados iguais.
Bruno certo dia resolve perguntar para seu pai, ele vai até seu escritório mesmo sabendo que lá era proibido entrar em todos os momentos sem exceção, seu pai apenas respondeu.

"-Aquelas pessoas... Bem, na verdade não são pessoas, Bruno. Não são pessoas no sentido que entendemos o termo."  

E o proibiu de ir lá, Bruno continuou sem entender nada. Os dias foram passando e Bruno odiando mais ainda aquele lugar, não tinha ninguém para brincar, foi ai que lembrou de como gostava de explorar, ele ainda iria ser um grande explorador, mais naquela casa não tinha lugares para explorar, então foi explorar em outro lugar, depois de andar bastante ele chegou até o lugar que tinha uma cerca enorme, aquele que ele enxergavam da janela de seu quarto, lá Bruno acaba conhecendo um menino que fica atrás da cerca chamado Shmuel, que por coincidência nasceu no mesmo dia que ele, os dois viraram melhores amigos, Bruno ia lá todos os dias, uma amizade entre um Judeu e um Alemão em meio a um movimento nazista.

“Você é o meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda.”

O Menino do Pijama Listrado é contada pelo ponto de vista de Bruno um menino de nove anos, e o que amei foi que o autor conseguiu acertar em cheio e o livro ficou realmente contado com uma inocência de um garoto de sua idade, você consegue sentir essa inocência, é um livro pequeno, leve e de escrita fácil, li ele e quando menos esperei já tinha terminado, e esse foi meu ponto negativo o livro é tão bom que você fica querendo mais, e com um sopro ele termina, mais acho que isso que faz dele  um livro Incrível e mostra um pouco mais sobre o nazismo, campo de concentração, e como até uma criança pode ser envolvida mesmo com toda sua inocência. Com um final surpreendente . Eu recomendo esse livro a todo mundo, ele nós mostra uma historia de amizade verdadeira, sem se importar com aparências, sem se importar sobre o que o outro é ou não.  Eu chorei,sorri e fiquei brava com esse livro, com a inocência depositada nele. Ele nós mostra um outro lado, um lado puro e inocente da historia.

“As vezes há coisas na vida que temos de fazer e não temos escolha a respeito delas.”

“Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim.”

“Ele sentia as lágrimas brotando sob seus olhos, mas estava determinado a não deixá-las aparecer.”

E ai, gostaram, deixem aqui nos comentários se já leu ou se gostou da resenha.
Beijoos e até a próxima.

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Nunca li o livro, mas já assisti o filme, é muito triste, imagina o livro, acho que não tenho coragem de lê-lo...rsrsrs.
    http://timefashions2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Filme é Maravilhoso, mais realmente o livro é um pouco mais ''forte'', mais vale muito a pena *--*

      Excluir
  2. Eu já tinha ouvido falar do livro e agora fiquei com mais vontade ainda de ler *---*

    http://www.isadoramonteiro.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu li este livro a muito tempo e eu simplesmente me apaixonei. Muito obrigada por esse post pois fez eu me lembrar desse livro maravilhoso (porém muito triste), e assim poderei lê-lo novamente!
    http://myyellowheartt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz em ler isso, é sempre bom recordar livros bons né, fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir