[Resenha] Quem é Você, Alasca? – John Green

By EntreLinhas - março 11, 2015

''Miles Halter (Gordo) é um adolescente fissurado por célebre últimas palavras e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola á procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava á beira da morte, chamou de o ''Grande talvez''. Muita coisa o aguarda em culver creek, inclusive Alasca Young, inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao ''Grande talvez''.

O Primeiro amigo. A Primeira Garota. As Últimas Palavras

Miles é um garoto tímido, não tem nada de especial, viciado em ultimas palavras, o que consequentemente é viciado por biografias onde delas tenta descobrir as ultimas palavras de pessoas famosas antes delas terem morrido, tem uma vida totalmente ''sem graça''. Miles está indo para seu 3 ano do colegial,e decidi ir em busca do seu ''Grande Talvez'' e se muda para um colégio interno onde seu pai estudou, em busca de diversão, garotas e amigos, Miles conhece Chip (Coronel) que se torna seu melhor amigo e o mesmo que o apelida de ''Gordo'' por conta de Miles ser muito magro e por Chip ele conhece Alasca onde faz toda sua historia mudar. Alasca, é uma menina cheia de medos, mais que não deixa ninguém ver isso,totalmente segura de si mesmo (tão segura que chega a dar uma invejinha hahaha),tão encantadora como é problemática, ela fuma, bebe, da vários trotes no colégio, digamos que ela tem uma vida bem agitada, tem seu quarto cheio de livros onde guarda para ler quando tiver mais velha, para ela a vida é uma só,e por isso ela vive como se não existisse o amanhã, Alasca era tudo o que Miles precisava para ''agitar'' sua vida e ela consegue isso de uma maneira tão simples, tão dela, eu me apaixonei pela Alasca, simplesmente pelo seu jeito, uma garota que tem muita historia triste para contar, mais prefere fazer a sua ''nova'' historia de um jeito bem mais divertido, tem também o Takumi e Lara que faz parte nessa amizade louca.

Eu achei Quem é você, Alasca,um dos livros mais apaixonantes que já li, pelo desenrolar da historia, pelos personagens, por não ser uma historia ''Clichê'' e principalmente por sua escrita. É livro que de começo parece tão comum, que com o passar de suas paginas se torna tão único, John Green conseguiu colocar tudo o que precisava em um livro só,um livro que flui muito bem, uma leitura simples porém muito boa o começo é bem parado, mais como sempre Jonh Green deixa o melhor para depois e consegue nos surpreender, o final é simplesmente Genial e nós deixa com aquela vontade de quero mais.

“Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então eu voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um  furacão.” 

Amei a ideia do ''Grande talvez'' do Miles, acho que todos nós procuramos nosso ''Grande talvez'' e Miles o achou. Durante o livro Miles vive tudo aquilo que sempre quis fazer e nunca fez, ele bebe, vai a festas, fuma, tem seu primeiro beijo e sua primeira namora (Lara). O livro é contado em duas partes,  Antes e Depois e é tão gostoso de ler que quando você vai ver já terminou, o único ponto negativo na minha opinião, é que esperava mais do Depois, pois a historia logo se encerra enquanto o antes é detalhado até demais, mais não é isso que deixa o livro ruim, muito pelo contrario, é um livro onde você se apaixona pelos personagem, e principalmente pela louca Alasca.

Quotes:
  • “Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer.”
  • “Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia.”
  • Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolvê-la em meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra.”
  • ''O sofrimento,- ela disse. São as coisas erradas que fazemos e as coisas erradas que fazem conosco. Essa é a questão. Bolívar estava falando sobre a dor, não sobre a vida e a morte. Como saímos desse labirinto de sofrimento?''






  • Share:

You Might Also Like

24 comentários

  1. Awn, que lindo, Isa. Faz tempo que quero muito ler este livro, agora tô mais ansiosa ainda, hahahah. Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Jú, eu um livro muito lindo, tenho certeza que você vai se apaixonar assim como eu *--*
      Beijoos linda

      Excluir
  2. Oi, Eloisa.
    Faz um tempão que quero ler esse livro e não tenho tempo. Fiquei apaixonada pelas obras do John Green e tenho certeza que não vou me decepcionar por "Quem é você, Alasca?".
    Beijos <3

    teoremaadolescente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica.
      Leia sim, você não ira se arrepender, os livros de John Green é maravilho, Quem é você, Alasca? então nem se fala. Quando tiver um tempinho leia sim, você vai amar *--*
      Beijos linda

      Excluir
  3. Mulher, também já li esse livro, e fiquei muito chocada com os acontecimentos desse jovens adolescentes hahahaha Super indico a outros lerem também!!


    www.iancacamila.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha.
    Não li ainda esse, mas fiquei bem interessada.

    http://elisandra-drehmer.blogspot.com.br/
    Beijos,
    Elisandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda *--*
      Leia sim, você vai gostar, tenho certeza.
      Beijoos

      Excluir
  5. Paixão pelos personagens? É de livro assim que eu gosto.
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca procurei ou me interessei, sei lá... Há tantos livros que estou louca para ler e comprar que alguns acabaram ficando perdidos.
    Mas a história parece ser legal... Quem sabe eu não me agrade e compre.

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, e como sei kkkkkkk.
      Compre sim, vale a pena, e tenho certeza que você vai amar e se apaixonar pelos personagens assim como eu.
      Beijoos

      Excluir
  6. De fato não vejo a hora de ler esse livro. Se já me apaixonei por A culpa é das estrelas, imagina esse 😍😍

    www.quaseadultablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sim, você ira se apaixonar por esse livro e também pelos personagens. John Green é demais <3

      Excluir
  7. Princesa começando agora assim como eu <3 Amei teu blog, estou maravilhada pelo livro "Quem é você Alasca" e agora quero ler ele mais ainda.
    Se puder visite ai meu blog
    http://brigadeiroebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAH muito obrigada linda. Leia sim, você vai gostar, e já estou no seu Blog <3
      Beijoos *--*

      Excluir
  8. Acredita que ainda não li? Estou só enrolando, mas com muita vontade de conhecer a história. Claro, já me contaram spoilers, mas não tem importância! UAHSUAHSAUHS Seguindo seu blog com minha conta do blogger, muito bom!
    https://nathvargas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher então corre logo para ler, antes que te contem mais spoilers HAHAHA. Você não vai se arrepender, de verdade, é muito bom. <3
      Beijos linda

      Excluir
  9. O meu favorito é do John Green. <3

    ResponderExcluir
  10. Corrigindo: É o meu favorito do John Green.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ler esse livro de manhã, e a sua resenha está incrível, Sério! Parabéns!
    O meu quote preferido do livro é: "Se as pessoas fossem como chuva, eu seria garoa e ela um furacão". Sou tiete do John Green haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAh, fico tão feliz que gostou. Essa frase é minha preferida também.
      Beijooos <33

      Excluir
  12. Estou lendo o livro e estou amando, parabéns pelo blog, muito meigo e o conteúdo ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAh, fico feliz que tenha gostado <3
      Tenho certeza que vai continuar amando esse livro *--*
      Beijos linda

      Excluir